Políticas Públicas e Democracia Deliberativa

AGUARDE NOVA EDIÇÃO!

Segue abaixo divulgação do curso que ocorreu em 2011:


Políticas Públicas e Democracia Deliberativa é tema de curso

          O Laboratório de Políticas Públicas e Sociais (Lappus) e a Escola Superior de Administração, Direto e Economia (Esade) promovem o curso Introdução às Políticas Públicas e Democracia Deliberativa, a partir do dia 29 de outubro, em Porto Alegre. Conforme o professor e coordenador do curso, Marcelo Sgarbossa, as aulas pretendem introduzir os participantes na temática das políticas públicas, tema que tem provocado muito interesse no país após a promulgação da Constituição Federal de 1988. “As políticas públicas, caracterizadas pelo “Estado em ação”, tornaram-se um instrumento central de planejamento e estruturação administrativa para a efetivação dos direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais”, destaca Sgarbossa.

          O Curso, destinado a estudantes das diversas áreas de formação, aos administradores públicos, militantes sociais e políticos e pessoas interessadas no assunto, conta com a parceria do professor Luigi Bobbio, da Universidade de Turim (Itália), que elaborou o material didático.

          As aulas serão ministradas aos sábados (29/10, 12/11, 19/11, 26/11), das 9h às 11h30, na Esade (Rua General Vitorino, 25). O investimento é de R$ 15,00 para emissão de Certificado. Não haverá custos para quem desejar apenas a declaração de participação. O curso é válido como atividade de extensão universitária.
Temas das Aulas:

29/10/2011 – Introdução às Pol. Públicas e Democracia Deliberativa.

12/11/2011 – Habermas e a Democracia Deliberativa.

19/11/2011 – Democracia Deliberativa e Participação Popular.

26/11/2011 – Democracia Participativa, Multiculturalismo e Políticas Públicas

 

 

Currículos:

Marcelo Sgarbossa, 36 anos, advogado e professor universitário, tem trajetória acadêmica e profissional marcada pelo estudo e militância em Direitos Humanos e Políticas Públicas. Em 2004, cursou o Mestrado em Análise de Políticas Públicas pela Universidade de Turim – Itália sob orientação do Prof. Dr. Luigi Bobbio. Doutorando em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é Diretor do Laboratório de Políticas Públicas e Sociais – Lappus.

Luigi Bobbio nasceu em Turim (Itália) em 1944, formado em direito,  participou ativamente nas organizações políticas da esquerda universitária, tornando-se, durante os anos 70, militante da Organização Revolucionária Luta Contínua.

Professor por vocação, no campo das políticas territoriais conduziu diversos estudos sobre processos de decisão relativos a grandes projetos de transformação urbana, assim como sobre as políticas dos bens culturais e políticas ambientais.

Seguindo a estrada do seu pai Norberto Bobbio, Luigi é atualmente professor da Faculdade de Ciência Política da Universidade de Turim, presidente do Mestrado em Análise de Políticas Públicas (MAPP) e Diretor do Laboratório de Políticas (LaPo).

 

Lappus é uma associação civil criada com o objetivo de atuar no estudo das políticas públicas.

Esade integra a Rede Laureate, uma rede global de universidade presente em 24 países.

 

Informações:

lappus@lappus.org / (51) 3086-3127 / (51) 8482-3190